Meninas, hoje vim compartilhar com vocês uma disciplina espiritual que me ajudou muito a crescer em Deus, e talvez possa ajudar algumas de vocês também. Eu gosto tanto que pra mim se tornou uma parte vital do meu relacionamento com Deus! Estou falando sobre manter um diário espiritual! E antes que você pense que isso é coisa de criança, de menina no auge dos seus 10 anos (já escutei essa atrocidade, rs) quero que considere que grandes homens e mulheres de Deus mantiveram diários por anos, e mesmo isso sendo algo para benefício próprio, acabou abençoando outras vidas, em outros tempos.
Gosto de pensar que manter um diário espiritual é uma forma de manter o canal de comunicação com Deus bem aberto: Ele fala, eu entendo, e portanto respondo. Às vezes nos esquecemos que num relacionamento há comunicação, e como Deus é real, e deseja ter conosco um relacionamento real, Ele fala conosco e espera de nós uma resposta, um posicionamento da nossa parte. Talvez, ter um diário seja uma forma clara de dar essa resposta a Deus. Eu comecei a manter os meus quando tinha cerca de 15 anos (antes disso eram apenas diários de uma menina no auge dos seus 10, 11, 12, 13, 14 anos). Mantenho-me até hoje anotando minhas vitórias, aflições, impressões, lições, medos, sonhos, orações, rabiscos, e se quer consigo mensurar como foi e é importante pra mim folhear páginas passadas e perceber a fidelidade de Deus para comigo!
Talvez algumas de vocês também gostariam de experimentar essa forma de Deus falar e de falar com Deus. Pra quem deseja dicas mais específicas, algumas delas a seguir:
Separe um caderno somente para esse fim. Escolha um do qual você se agrade – será mais difícil abandona-lo, rs!
Outra coisa: você pode usar a tecnologia a seu favor e escrever tudo no computador. Um programa super legal da microsoft e que serve muito bem aqui é o oneNote! Já até pensei em começar a escrever nele, mas gosto tanto de caderninhos… Rsrs! A única coisa que eu não aconselharia por vários motivos é fazer um diário tão pessoal assim na internet…
Comece sempre anotanto no início da página a data e a hora. Pode servir para consultas futuras.
Se você não tem o hábito de escrever, no início pode ser que você fique um tanto embaraçada, se achando sem graça sem saber bem o que registrar. Se isso acontecer, não desanime! Persevere e com o tempo será algo muito natural
Se ainda não souber bem o que escrever, comece anotando as impressões espirituais que teve do texto que está estudando, aquilo que entendeu.
Não tenha preguiça! Crescer espiritualmente demanda trabalho e exige um espírito disposto a ouvir e obedecer ao Senhor!
Talvez responder algumas perguntas te ajude a formular um texto. Anote essas em algum cantinho do seu caderno e experimente (adaptado do livro “Conhecendo Deus e fazendo Sua vontade”):
Qual foi a afirmação ou o versículo que mais lhe chamou a atenção hoje? (anote o texto ou apenas a referência)
O que você compreendeu a cerca do texto e o que sente que Deus deseja que você faça em resposta ao que Ele lhe falou hoje?
Escreva a afirmação ou o versículo com as suas próprias palavras, como uma oração de resposta a Deus.
Meninas, de qualquer forma, quem vai descobrir o melhor jeito, detalhes e a frequencia de escrever é você mesma. É tudo uma questão de estilo, de sede, de busca e disposição. Mas também é algo muito simples. Recomendo de verdade! E quem tiver outras dicas e sugestões sobre o assunto, é só colocar nos comentários e a gente vai se ajudando como pode, ok? ^^
Gostei muito da dica; ela foi retirada do blog da Ju Pimentel o Santa Menina.
2 Response to Diário espiritual – como manter um?
Também vi este post lá no Santa Menina! Acha que não gostei da dica? Até fiz o meu! haha
Mil beijos para você! (Amei a música do seu blog!)
PS:Faz um visitinha pra mim
www.papodegarotacrista.blogspot.com
Hey, girl, que lindo, e que ótimo que gostou (vc tbm, Bruninha, rs!)
Ah, e muito obrigada por colocar os créditos =)
Bjos bjos!
Postar um comentário